Apresentação

A Petrobras, através da Seleção Pública Petrobras Cultural, oferece à sociedade brasileira um programa de patrocínio a projetos culturais marcado pela consistência, abrangência e continuidade da sua proposta.

Estruturado de forma a atingir todas as etapas da cadeia produtiva da economia da cultura, contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais, ativos intangíveis da economia nacional. Outro ponto de destaque é a sua articulação com as políticas públicas voltadas para o setor, com o propósito de unir forças no atendimento às demandas dos agentes culturais - artistas, produtores, fornecedores, pesquisadores e público fruidor.

A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento de formulário disponível neste site durante o período de inscrição.

Através da seleção pública, a Petrobras democratiza o acesso à verba de patrocínio, fomenta a diversidade étnica e regional e apoia projetos de interesse público.

  • Conceito

    O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural busca contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.

    A Petrobras fortalece sua marca ao associá-la aos aspectos simbólicos do povo brasileiro, buscando retornar para a sociedade não somente produtos, mas valores que possibilitem o reconhecimento e a identificação do cidadão com suas raízes mais profundas. A Petrobras considera como prioritários nessa ação aspectos como a ampliação do acesso aos bens culturais e a formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes.

    Sendo uma ação de âmbito nacional, busca-se a difusão e a assimilação da política de patrocínios da Companhia em todas as regiões do país, de forma a contemplar e valorizar a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.

  • Diretrizes do Petrobras Cultural

    - Estimular a realização de projetos de interesse público, ainda que fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
    - Abrir espaço para a criação, estimulando não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais, bem como, o fortalecimento das cadeias produtivas do setor cultural.
    - Consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar a oportunidade de acesso público a esses acervos.
    - Contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor, fomentando iniciativas educacionais no âmbito da produção cultural.
    - Estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros.
    - Contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.

  • Linhas de Atuação:

    - O Petrobras Cultural se fundamenta em três linhas de atuação que norteiam a ação de patrocínio cultural da Companhia.

    - Preservação e Memória: projetos de proteção à memória das artes no Brasil, patrimônio imaterial e ações de recuperação e organização de acervos em museus, arquivos e bibliotecas, bem como de restauro de patrimônio edificado e apoio a parques arqueológicos.
    - Produção e Difusão: projetos com ações de produção em todos os segmentos culturais, além de ações de difusão e democratização do acesso à cultura.
    - Formação: projetos que integram arte e cultura à educação, ampliando as possibilidades de recepção crítica das artes e outras manifestações.

  • Processo de Seleção:

    Escolha Direta:

    O Petrobras Cultural complementa os resultados de sua seleção pública com projetos convidados. Vale ressaltar, no entanto, que a Petrobras busca fortalecer os processos de seleção pública do Petrobras Cultural, orientando os proponentes de projetos que se enquadram em seleções em andamento para que nelas se inscrevam. A modalidade escolha direta trabalha o posicionamento da marca, as praças prioritárias e o relacionamento institucional. São projetos classificados nesta modalidade:

    1) Ações continuadas: trabalham fortemente a questão da associação de marcas. São exemplos de ações continuadas convidadas: a Orquestra Petrobras Sinfônica, o Grupo Corpo, a Companhia de Dança Deborah Colker e os festivais de cinema de São Paulo, do Rio de Janeiro, dentre outros.
    2) Oportunidades: projetos encaminhados diretamente à Petrobras, cuja contratação exige o alinhamento às diretrizes do Petrobras Cultural e é condicionada ao interesse da Companhia, à disponibilidade de orçamento e de recursos no exercício;
    3) Patrimônio edificado: são priorizados os restauros de edificações tombadas, de reconhecida importância histórica, arquitetônica e cultural, observando-se ainda a urgência da ação de restauro e se está localizada em região prioritária para a Companhia, bem como prioridades eventualmente apontadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Esses projetos são apresentados à Petrobras, em sua maioria, pelos governos federal e estaduais.
    4) Ação Petrobras/Ministério da Cultura: projetos encaminhados pelo MinC, em sua maioria editais de seleção pública, voltados ao suporte à política pública e à otimização tributária.

    Seleção Pública:

    A Seleção Pública Petrobras Cultural é a principal ação de divulgação da política de patrocínios culturais da Petrobras. Por meio dela, a Companhia: democratiza o acesso à verba de patrocínio; fomenta a diversidade étnica e regional dos projetos apresentados para o patrocínio e; apoia projetos de interesse público, pois a escolha dos projetos contemplados tem a participação da sociedade civil

    De âmbito nacional, as seleções públicas têm critérios e processos previamente definidos nos regulamentos de cada área, e amplamente divulgados em todo o País, de forma que seus resultados possam refletir a diversidade étnica e regional da cultura brasileira.