Sobre o Programa

Para nós, cultura é uma energia poderosa que movimenta a sociedade.

O Programa Petrobras Cultural é o nosso programa de patrocínios às artes e à cultura. Patrocinamos projetos brasileiros com reconhecido valor cultural, que sejam inovadores e tenham alto potencial de retorno.

Seleção de Projetos

Selecionamos projetos que, indo além do seu mérito cultural, estejam alinhados à nossa estratégia de marca, contribuam para o fortalecimento da nossa imagem e reputação e construam boas experiências junto a nossos públicos de interesse.

A nossa carteira de projetos é formada segundo oportunidades do mercado e objetivos de comunicação, posicionamento da marca, relacionamento e o potencial para promover nossos produtos e serviços.

Seleções Anteriores

2014

Seleção Pública Petrobras Cultural Minas Gerais 2014

OOO Petrobras Cultural lançou a primeira seleção pública regional de cultura. A Edição Minas Gerais 2014 vai destinar R$ 10 milhões para três áreas, sendo R$ 3 milhões para Montagem e circulação de espetáculos, R$ 3 milhões para Mostras e festivais e R$ 4 milhões para Programação das atividades de equipamentos culturais. As áreas de seleção pública são multisetorias. Ou seja, acolhem propostas de diversos segmentos como teatro, dança, circo, ópera e tradições populares. Esta característica favorece a difusão das manifestações culturais do estado. As inscrições na Edição Minas Gerais 2014 foram voltadas apenas para os aprovados na Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, na modalidade ICMS corrente, para o ano de 2014 (LEIC).

Verba destinada 
R$ 10 milhões
Inscritos 
174
Contemplados 
36

2012

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2012

O Programa destinou R$ 67 milhões, a maior verba de todas as edições, à seleção pública de projetos de todo o país em 11 áreas culturais. Foram criadas duas novas áreas de seleção: Circulação de exposições e Apoio a artistas, grupos ou redes musicais. Outra mudança foi o aumento do período de patrocínio à Manutenção de grupos e companhias de teatro e à Manutenção de grupos e companhias de dança para 3 anos. Na seleção pública de Apoio a artistas, grupos ou redes musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.

Verba destinada 
R$ 67 milhões
Inscritos 
4.309
Contemplados 
133

2011

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2011

O Petrobras Cultural abriu seleção pública para as áreas de Festivais de cinema, Festivais de música e Difusão de filmes de longa-metragem em salas de cinema.

Verba destinada 
R$ 9 milhões
Inscritos 
41
Contemplados 
21

2010

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2010

O Petrobras Cultural abriu seleção pública para 19 áreas. Os incentivos incluíram desde iniciativas de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Foram contemplados projetos de apoio a museus, arquivos e bibliotecas; educação para as artes; manutenção de grupos e companhias de teatro, dança e trupes circenses; produção de filmes de longa e curta-metragem em 35 mm e digitais; cultura digital; literatura; gravação de CDs, turnês de shows e concertos e gravação para internet.

Verba destinada 
R$ 61,9 milhões
Inscritos 
3.715
Contemplados 
201

2008

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2008/2009

A 6ª edição da Seleção Pública Petrobras Cultural abriu inscrições para as áreas de Festivais de cinema, Festivais de música, Manutenção de grupos e companhias de teatro, Manutenção de grupos e companhias de dança e Manutenção de grupos e companhias de circo e trupes circenses. Até então, o patrocínio a estas áreas era feito através da modalidade Escolha Direta.

Verba destinada 
R$ 50,5 milhões
Inscritos 
2.963
Contemplados 
170

2007

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2007/2008

O Petrobras Cultural abriu seleção pública para a área de Festivais de cinema.

Verba destinada 
R$ 2,5 milhões
Inscritos 
75
Contemplados 
18

2006

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2006/2007

Na Edição 2006/2007 foi criada uma nova linha de atuação no Petrobras Cultural, a de "Formação", que integrou as Artes e a Cultura à Educação, buscando ampliar as possibilidades de recepção crítica das Artes e de outras manifestações culturais. No âmbito da linha de atuação "Produção e Difusão", foram criadas três novas áreas de seleção pública: "Festivais de Cinema", "Manutenção - por 2 anos - de Grupos e Companhias de Teatro e Dança", "Criação literária: ficção e poesia".

Verba destinada 
R$ 62,9 milhões
Inscritos 
7.455
Contemplados 
285

2005

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2005/2006

Na modalidade Escolha Direta foi lançado o apoio ao site Overmundo (www.overmundo.com.br), que tem como objetivo difundir as manifestações culturais que não estão devidamente presentes na cobertura da mídia tradicional. Esta edição também marcou o início da Caravana Petrobras Cultural. A Caravana divulga a ação da Petrobras na Cultura, bem como os processos de inscrição e seleção de projetos no Petrobras Cultural, incentivando a inscrição de projetos na seleção pública por produtores culturais de todas as regiões do país.

Verba destinada 
R$ 43,4 milhões
Inscritos 
4.742
Contemplados 
258

2004

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2004/2005

O Programa se beneficiou da experiência inovadora de sua primeira edição e manteve "Preservação e Memória" e "Produção e Difusão" como suas linhas básicas de atuação.

Verba destinada 
R$ 38,5 milhões
Inscritos 
3.430
Contemplados 
192

2003

Seleção Extraordinária de Cinema – Produção e Difusão

A seleção complementou o Petrobras Cultural 2003/2004, focando na distribuição de filmes de longa-metragem brasileiros, de produção independente, inéditos, feitos ou finalizados em película cinematográfica de 35 mm, com o obejtivo de ampliar a presença de longas brasileiros nas salas de cinema.

Verba destinada 
R$ 4,8 milhões
Contemplados 
28

Seleção Pública Petrobras Cultural – Edição 2003/2004

Em 2003, a Petrobras lança o Petrobras Cultural, o primeiro plano integrado de patrocínio da Companhia. O principal compromisso do Petrobras Cultural é garantir o acesso democrático ao patrocínio cultural, por meio do lançamento anual de seleções públicas de projetos, com processos transparentes e ampla divulgação em todo o país. Seu lançamento marcou também a integração da ação de patrocínio da Petrobras Distribuidora e da Petrobras holding. Foi criado o Conselho Petrobras Cultural.

Verba destinada 
R$ 45 milhões
Inscritos 
3.784
Contemplados 
154

2002

Programa Petrobras Música

O Petrobras Música teve como foco principal a preservação da memória da música brasileira, focalizando ações de recuperação e disponibilização de arquivos relevantes de música brasileira; registro sonoro e visual de manifestações da música brasileira - fora da evidência do mercado e ligadas à memória musical -; gravação/edição de obras de compositores relevantes de música erudita brasileira; e publicação de pesquisa sobre música brasileira.

Verba destinada 
R$ 2,5 milhões
Inscritos 
418
Contemplados 
12
Documentos 

Programa Petrobras Artes Cênicas

O Petrobras Artes Cênicas confirmou o compromisso com a difusão de espetáculos de grupos e produtoras brasileiras em todo o país, patrocinando a itinerância de montagens já realizadas nas áreas de teatro, dança, ópera ou circo. O Programa também abrangeu a produção de espetáculos inéditos, que se destacaram pela qualidade e criatividade.

Verba destinada 
R$ 3 milhões
Inscritos 
546
Contemplados 
15
Documentos 

Programa Petrobras Cinema - Produção de Curtas-Metragens para Mídias Digitais

A Seleção Pública patrocinou a produção de filmes inéditos, com duração não superior a cinco minutos, para apresentação em mídias digitais, especialmente na Internet.

Verba destinada 
R$ 250 mil
Inscritos 
205
Contemplados 
9
Documentos 

Programa Petrobras Cinema - Produção de Curtas-Metragens para Salas de Exibição

O Petrobras Cinema incentivou a cultura cinematográfica brasileira desenvolvendo, em torno do curta-metragem, ações de estímulo ao crescimento da produção, circulação e do estudo do cinema brasileiro.

Verba destinada 
R$ 500 mil
Inscritos 
445
Contemplados 
9
Documentos 

2001

Programa Petrobras Artes Cênicas

A seleção pública teve o objetivo de fomentar a criação, o crescimento e/ou a consolidação da rede de exibição cênica contemporânea brasileira, ampliando seu público e seu mercado pela valorização do trabalho de promotores e programadores culturais. A seleção não se destinou a propostas isoladas de grupos para circulação de sua própria produção, e sim profissionais que articulem e organizem regularmente programações que contemplem a produção de diversos grupos.

Verba destinada 
R$ 3 milhões
Inscritos 
179
Contemplados 
6
Documentos 

Programa Petrobras Cinema - Produção de Curtas-Metragens para Mídias Digitais

A Seleção Pública patrocinou a produção de filmes inéditos, com duração não superior a cinco minutos, para apresentação em mídias digitais, especialmente na Internet.

Verba destinada 
R$ 450 mil
Inscritos 
573
Contemplados 
18
Documentos 

Programa Petrobras Cinema - Produção de Curtas-Metragens para Salas de Exibição

O Petrobras Cinema incentivou a formação de público e promoveu a cultura cinematográfica brasileira por meio do apoio a produção e a exibição de filmes de curta-metragem, além de estimular a reflexão e o conhecimento sobre o nosso cinema. A Seleção Pública contemplou obras inéditas, feitas ou finalizadas em 35mm, com duração inferior a 15 minutos.

Verba destinada 
R$ 900 mil
Inscritos 
1.050
Contemplados 
18
Documentos 

2000

Programa Petrobras Artes Visuais

O Petrobras Artes Visuais incentivou o desenvolvimento da arte contemporânea brasileira. A Seleção Pública contemplou projetos em cinco tipos de ação: produção artística; reflexão e organização de informações; exposição de arte; ação educativa e constituição de acervo.

Verba destinada 
R$ 4 milhões
Inscritos 
659
Contemplados 
13
Documentos