Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões
Na chamada Múltiplas Expressões do programa Petrobras Cultural, buscamos selecionar projetos com temas associados à valorização da cultura brasileira, a serem realizados em museus, centros culturais e instituições culturais, podendo ser desenvolvidos pelas próprias instituições ou por produtores. Os projetos poderão ser realizados de forma presencial, digital ou híbrida, em qualquer cidade do Brasil, com previsão de início a partir de julho de 2022.
Pelo menos um dos temas abaixo deve ser trabalhado nas propostas:
- Arte/cultura brasileira
- Cultura popular/regionalidades
- Folclore brasileiro
- História do Brasil
Confira o regulamento desta chamada
Confira também a retificação do regulamento
Alteramos o prazo de recebimento das propostas para até 31/01/2022.
As inscrições estão encerradas. Confira os selecionados na aba Resultados.
Resultado da seleção de projetos Petrobras Cultural -
A chamada Petrobras Cultural Múltiplas Expressões selecionou 15 projetos incríveis, que acontecerão em 10 Estados brasileiros, valorizando diversas expressões da cultura nacional: nossa arte, cultura popular, folclore, regionalidades e temas históricos. Eles ocorrerão em 15 espaços culturais de diversas cidades do país, estimulando a cadeia produtiva do setor e gerando impacto positivo na economia. Estão incluídas também atividades educativas e ações de acessibilidade, transmitindo informação e conhecimento ao público.
Os projetos participantes da chamada passaram por um processo rigoroso de avaliação, em que foram analisados mais de 400 projetos, com a participação de especialistas do setor cultural e da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, observando os critérios do edital.
Conheça os especialistas que participaram da etapa seletiva da chamada:
Elaine Pinheiro >> ES
“Considero a chamada Petrobras Cultural - Múltiplas Expressões uma iniciativa necessária para o país, por impulsionar a arte e a cultura, valorizando a história, a memória, as particularidades de cada região e os saberes ancestrais de nosso povo. Nesse sentido, foi um prazer e uma honra colaborar num processo seletivo de reconhecida importância, relevante para o contexto cultural do Brasil. As etapas de seleção ocorreram de forma dinâmica, num ritmo intenso, com critérios claros e bem estabelecidos. Pude perceber uma variedade enorme de projetos, contemplando comunidades, linguagens e saberes distintos. Nessa jornada de descobrimento de um país múltiplo e plural destacaram-se a abrangência e diversidade das propostas, seu potencial criativo, alcance e desdobramentos, em busca do que realmente é significativo. Como profissional da cultura, essa experiência foi extremamente positiva e contribuiu para ampliar a minha percepção sobre esse Brasil tão vasto e diverso no campo cultural e artístico.”
- Formação em Artes Plásticas – Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES , integrou o coletivo Maruípe como artista plástica interessada em instalações e intervenções urbanas.
- Especialista em produção de exposições e instituições culturais. Experiência como produtora cultural no Museu Vale e como assessora de Artes Visuais no Centro Cultural Sesc Glória.
- Tem prática em gestão de instituições culturais, produção e montagem de exposições, assessoria e elaboração de textos e projetos criativos.
- Atua atualmente na OÁ Galeria - Arte Contemporânea.
Francisco Dalcol >> RS
“O Múltiplas Expressões veio a corresponder ao desafio das expectativas que já partiam do próprio título, na medida em que congregou propostas de todo o Brasil que no conjunto apontam para uma ampla e rica diversidade das realizações e trajetórias artísticas no país, a considerar as muitas propostas de notável excelência. Também por conta dessa diversidade e qualidade colocou-se uma tremenda exigência para o processo de apreciação das propostas, demandando permanente avaliação quanto aos critérios e parâmetros ao longo do processo, este por si meritório pela qualidade obtida com a dinâmica de envolver inicialmente uma etapa individual seguida de uma plenária coletiva, o que notavelmente qualificou o processo.”
- Doutor e mestre em Teoria, Crítica e História da Arte.
- Atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
- Professor-colaborador do curso de especialização Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
- Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).
- É crítico de arte, historiador da arte, pesquisador, curador, jornalista e editor.
Joana Corrêa >> RJ-MG
“A análise dos projetos apresentados ao edital Petrobras Cultural – Múltiplas Expressões foi conduzida com muito cuidado e critérios equilibrados por especialistas com formações e atuações diversificadas e complementares. Participar do processo foi uma oportunidade de conhecer um panorama da criativa produção artística e cultural brasileira, percorrendo projetos de todas as regiões do país. Foi também emocionante perceber como a área cultural está cada vez mais preparada para tratar das tantas dimensões de sua atuação, que envolvem a criação artística, as etapas de realização, os processos formativos, as estratégias de divulgação e o compromisso com a fruição. A cultura, em suas formas tradicionais e inventivas, tece os elos mais profundos da vida humana e redes saudáveis de convivência social. Os projetos enviados são retratos de um Brasil potente e extraordinário.”
- Doutora e mestre em antropologia pelo PPGSA/UFRJ, especialista em Gestão Cultural pela UCAM e bacharel em Produção Cultural pela UFF.
- Experiência em pesquisa, gestão de projetos e consultoria em música, museus, patrimônio imaterial e conhecimentos tradicionais.
- Idealizou e geriu o Museu Vivo do Fandango, participou dos processos de construção de políticas públicas para as culturas populares junto ao Ministério da Cultura.
- Foi coordenadora de projetos do Museu do Pontal de Arte Popular Brasileira.
- Foi consultora da revisão do Plano Museológico do Memorial dos Povos Indígenas, e atuou como pesquisadora do processo de registro do Choro como patrimônio cultural brasileiro.
- Organizou várias publicações sobre arte e cultura popular brasileira.
Tânia Rodrigues >> SP
“Gostei bastante de ter participado e conhecido a diversidade de projetos apresentados. A seleção foi bem interessante e como todo processo de avaliação cansativo e de grande responsabilidade. É complexo tratar com as expectativas de cada projeto e da própria instituição. A maioria dos projetos foi bem escrita, com clareza dos seus objetivos e resultados, um dado relevante a ser destacado é a preocupação com abrangência e diversidade dos públicos a serem atingidos.”
- Bacharel e licenciada em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
- Gerente do Núcleo Enciclopédia, do Itaú Cultural, desde 2006 onde coordena o desenvolvimento de projetos relacionados à memória, pesquisa, curadoria digital e produção de conteúdo, em especial, para a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira e para o projeto de Apoio a Acervos Pessoais de Artistas.
- Desde 2013 integra a Comissão de Seleção do projeto Rumos Itaú Cultural.
Confira os projetos selecionados
São Paulo
- Ronoel Simões: a singularidade no violão brasileiro (São Paulo/SP): Atividades no Centro Cultural São Paulo para divulgação da Coleção Ronoel Simões, um dos maiores acervos de partituras e gravações de violão dedilhado do Brasil.
- Exposição de Línguas Brasileiras (São Paulo/SP): Exposição temporária no Museu da Língua Portuguesa com foco em línguas indígenas.
- Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras (São Paulo/SP): Evento que inclui exposições, apresentações e oficinas de artesanato e arte popular de todo o Brasil, com exposição de mais de 40 mil peças artesanais, no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Rio de Janeiro
- Casa da Cultura de Paraty - Exposição (Paraty/RJ): Exposição presencial e virtual sobre a história da cultura de Paraty, com atividades educativas para escolas.
- Rolé Carioca visita Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro/RJ): Programa educativo e atividades em comemoração aos 100 anos do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, com visitas mediadas para escolas, professores e público. Integra o circuito de atividades do Bicentenário da República.
- "Aos Heróis da Liberdade" (Rio de Janeiro/RJ): exposição temática com experiências imersivas no Museu do Samba, no Rio, com a história da população negra contada através de sambas.
- Paisagens fluminenses: imagens e formas (Rio de Janeiro/RJ): Exposições artísticas e atividades educativas na Casa França Brasil, sobre movimentos e artistas de impacto na região.
Amazonas / Rio de Janeiro
- Vozes da Natureza (Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ): Série de concertos em diferentes formações, com temática da relação entre música e a natureza brasileira, no Teatro Amazonas e no Jardim Botânico do Rio, juntando música, tecnologia e sons da natureza.
Espírito Santo
- Samba que Eu Quero Ver - Mostra Cultural de Bamba de Vitória (Vitória/ES): Mostra cultural sobre a história do samba capixaba no Palácio Cultural Sônia Cabral.
Minas Gerais
- Instituto Inhotim – Exposição Abdias do Nascimento - Atos III e IV (Brumadinho/MG): Exposição no Instituto Inhotim sobre a obra do artista Abdias do Nascimento, em parceria com o Museu da Arte Negra.
- Cora do Rio Vermelho visita Minas Gerais (Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Uberlândia/MG, Tiradentes/MG): Espetáculo com apresentações, debates e oficinas sobre a obra da poeta e contista goiana Cora Coralina, com produção de documentário sobre histórias da vida na zona rural. No SESC Palladium em BH, Teatro Paschoal Carlos Magno (Juiz de Fora), Centro Cultural Yves Alves (Tiradentes) e no Teatro Municipal de Uberlândia.
Rio Grande do Sul
- Plano Plurianual de Atividades Culturais 2021-2022 Fundação Iberê (Porto Alegre/RS): Programação de atividades artísticas e socioeducativas na Fundação Iberê Camargo, integrando as comemorações dos 250 anos da cidade.
Maranhão
- I Festival Ayó de Música Negra do Maranhão (São Luís/MA): Shows com cantores e mestres da música afro-brasileira no Museu Casa do Maranhão, valorizando a cultura popular.
Tocantins
- Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro (Palmas/TO): Apresentações didáticas do grupo musical Reminiscências focadas na música brasileira, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e Museu Memorial Coluna Prestes.
Pernambuco / Paraíba
- Movimento Armorial 50 anos (Recife/PE e Campina Grande/PB): Circulação da exposição de grande porte sobre o Movimento Armorial em Recife e Campina Grande, cidades onde viveu Ariano Suassuna, fundador desse movimento que valoriza a cultura nordestina na literatura, música, teatro e artes plásticas
Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre a chamada
na Quem pode participar?
Podem participar Pessoas Jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, com CNPJ válido. O controle da instituição deve ser de brasileiros natos, naturalizados ou de estrangeiros residentes no Brasil há mais de 3 (três) anos, com idade mínima de 18 (dezoito) anos.
As propostas podem ser apresentadas por museus e por instituições culturais, ou por produtoras culturais para realização vinculadas a esses espaços. Os projetos podem ser específicos para o escopo indicado, podem ser recorte de um plano anual ou também podem ser recorte de um projeto mais amplo. Ou seja, podem contar, em sua inscrição na lei de incentivo, com escopo maior do que o apresentado à Petrobras..
Quem NÃO pode participar?
É vedada a participação de funcionários da Petrobras e suas subsidiárias e dos profissionais envolvidos no processo de seleção, inclusive os integrantes da comissão julgadora, bem como seus cônjuges, companheiros(as), filhos(as) e enteados(as); e pessoas jurídicas de direito público de administração direta (prefeituras municipais, governos distrital ou estaduais e universidades estaduais ou federais).Nesta chamada não aceitaremos inscrição de pessoal física ou MEI (microempreendedor individual).
Como se inscrever?
As inscrições serão realizadas através do link: https://gestaodepatrocinios.petrobras.com.br/pt/
Quantos projetos posso inscrever?
A mesma instituição poderá inscrever mais de um projeto, mas somente um poderá ser selecionado.
Quais leis de incentivo à cultura poderão ser utilizadas nesta chamada?
Para esta chamada de Múltiplas Expressões são aceitos projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura e/ou em Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Para participar da chamada é necessário ter aprovação na lei de incentivo?
Sim, para a Lei Federal de Incentivo à Cultura o projeto deve estar aprovado e classificado como “artigo 18” e homologado. No momento da inscrição deverá ser informado o número do PRONAC e anexada a publicação no DOU (Diário Oficial da União). Somente projetos com período de captação válido estarão aptos para serem selecionados. O proponente deve atentar aos procedimentos necessários de virada de ano fiscal para manter esta informação atualizada no PRONAC do projeto.
Para as Leis Estaduais de Incentivo à Cultura o projeto deve estar aprovado e deve informar seu número de projeto e comprovar habilitação/aprovação na respectiva lei através de publicação no diário oficial estadual. A Petrobras não fará emissão de documento para que o projeto se inscreva em leis estaduais de incentivo à cultura. Para os estados onde é necessário formalizar o interesse da patrocinadora para a efetivação do patrocínio, a Petrobras irá emiti-lo, porém somente para os selecionados desta chamada. Os projetos inscritos na chamada devem estar em etapa em que somente este documento esteja pendente para aprovação na lei.
A Lei Estadual de Incentivo à Cultura utilizada tem que estar ativa.
Importante: A pessoa jurídica do projeto cadastrado nas leis de incentivo, seja federal ou estadual, deverá ser a mesma inscrita na chamada Petrobras Cultural - Múltiplas Expressões.
Qual o foco de projetos para essa Chamada?
Projetos com mérito artístico e cultural com temas associados à valorização da cultura brasileira, a serem realizados em museus, centros culturais e instituições culturais, podendo ser desenvolvidos pelas próprias instituições ou por produtores.
Pelo menos um dos temas abaixo deve ser trabalhado nas propostas:
- Arte/cultura brasileira
- Cultura popular/regionalidades
- Folclore brasileiro
- História do Brasil
Exemplos de projetos esperados:
- Mostras e Exposições
- Oficinas, seminários abertos ao público, encontros temáticos
- Recorte educativo dos espaços ou de exposições
- Outros projetos que incrementem a experiência do público nos espaços
O que é necessário quando o proponente não é a instituição detentora do espaço onde o projeto será realizado?
No caso de o proponente não ser o titular do museu ou da instituição cultural onde serão realizadas as atividades do projeto, será necessário incluir, no momento da inscrição, uma carta de anuência do espaço.
Onde os projetos podem ser realizados? Qual o período de execução do projeto?
Os projetos poderão ser realizados de forma presencial, digital ou híbrida, em qualquer cidade do Brasil, com previsão de início a partir de julho de 2022.
E se ainda for necessário o distanciamento/ isolamento social?
Cada situação será analisada e definida mediante validação da Petrobras: reagendamentos, adaptação para o formato virtual, dentre outras possibilidades, sendo necessário o ajuste também junto à lei de incentivo. A expectativa seria de manter o projeto de forma adaptada, com substituições compatíveis com escopo e exposição de marca do projeto original, podendo haver ajuste no valor a ser aportado, caso necessário.
Os projetos podem ter outros apoios financeiros?
Caso haja outros patrocinadores já captados eles devem estar registrados no campo específico do formulário de inscrição. Os projetos não poderão contar com patrocínio e marcas de outras pessoas jurídicas que produzam e/ou comercializem produtos e/ou serviços concorrentes com os da Petrobras e marcas de tabaco e bebidas alcoólicas no momento da inscrição ou posteriormente.
O projeto tem que ter mídia paga para a sua divulgação?
Um mínimo de 10% do valor do patrocínio da Petrobras ao projeto deverá ser direcionado para comunicação em mídia paga (divulgação paga do projeto em veículos de comunicação, como impulsionamento em redes sociais, anúncios em websites, publiposts, etc).
O que é considerado mídia paga?
A divulgação do projeto em veículos de comunicação que são pagos, exemplos: impulsionamentos nas redes sociais e sites, banners virtuais, links patrocinados, busdoor, anúncios em jornais, inserções pagas em TV, rádio etc.
O que não é mídia paga, mas pode e é parte do plano de comunicação do projeto: desenvolvimento e manutenção de website do projeto, assessoria de imprensa, ações por e-mail, etc. Estes itens são de comunicação, mas não entram no cálculo dos 10% de investimentos voltados para mídia paga.
Qual o valor máximo por projeto?
Não há um valor máximo definido para cada projeto, mas ele deve ser compatível com os limites da Lei Federal ou Estadual de Incentivo à Cultura. A Chamada tem a verba total de R$ 10.000.000,00, dessa forma, a soma dos valores dos projetos a serem selecionados está limitada a este teto.
Eu vou receber uma confirmação de que o meu projeto foi recebido?
Sim, você receberá um e-mail confirmando sua inscrição na Chamada no e-mail cadastrado para login no site de inscrição.
Eu vou ser avisado se o meu projeto passou de uma etapa para outra?
Ao final do processo seletivo, os participantes serão avisados por e-mail sobre os projetos vencedores.
Como será feito o aporte financeiro?
Os aportes da Petrobras são feitos de acordo com um cronograma de pagamento que é combinado com o projeto na assinatura do contrato e é baseado no atendimento do escopo e das contrapartidas. Ocorrem pelo menos 3 parcelas: uma inicial, uma intermediária e uma final, após o término do projeto. Serão solicitados pela Petrobras relatório(s) parcial(is) e um relatório final, que deverão abranger as evidências da realização do escopo do projeto e do cumprimento das contrapartidas. Uma vez aprovado cada relatório, é realizado o depósito correspondente.
PS: prestações de contas específicas para leis de incentivo, que envolvem comprovações financeiras do projeto, serão feitas diretamente às Secretarias de Cultura, não à Petrobras.
Existe um canal (telefone ou email) onde eu possa tirar minhas dúvidas?
Sim, você pode mandar suas dúvidas para o email: duvidapatrocinio@petrobras.com.br, caso suas dúvidas já não estejam respondidas no regulamento ou em outros canais oficiais.